terça-feira, 4 de junho de 2013

O QUE PENSAMOS SOBRE O CATOLICISMO ?


Falar deste assunto é sempre algo polêmico dentro do "gueto" evangélico. Afirmo sem medo de errar, que existe uma cultura evangélica que chega a ser anti-católica. O que vem ou parece com o Catolicismo, é descartado e desdenhado pelos ditos Protestantes.

O que nós Episcopais achamos disso?

Primeiro é bom relembrarmos um pouco da História da Igreja.

Assim que surgiu a Igreja Cristã, em meados do século I e II, a mesma não era como a vemos hoje. A Igreja passou alguns séculos existindo sob uma severa perseguição do Império Romano. Ser Cristão nos primeiros séculos era viver uma fé clandestina, sigilosa e perseguida.

Mas no século IV, o General Romano Constantino, torna-se Imperador e decreta o fim da perseguição aos Cristãos. Mais do que isso, anos depois, o imperador decreta que todo o império Romano passava a ser Cristão.
Foi aí que começou a história de INSTITUCIONALIZAR a Igreja de Deus.


Nesse tempo, o cristianismo já era bastante difundido em todo o mundo e buscando uma nomenclatura para essa Igreja abrangente, mundial, de todos 
os cantos... Chegou-se ao termo CATÓLICO.


O termo católico, vem do grego καθολικος (lê-se katholikos), e siginifica "geral", "universal". Era utilizado para designar toda a igreja, ou seja, Os cristãos espalhados em todo o mundo, sejam eles romanos, gregos, judeus, filipenses...

Usar este termo é o mesmo que dizer que a Igreja é Universal. Se bem que hoje está cada vez mais difícil de dar essa explicação, pois já existe por aí a Igreja Universal, Mundial, Internalcional... Quem sabe não inventem logo mais a Galaxial, Igreja da Via láctea...rsrs... 

Mas o que importa pra nós é saber que essa Igreja era a única Igreja Cristã que existiu no mundo por 15 séculos (1.500 anos). Até que no século XVI, houvesse a reforma protestante e a partir daí outras Igrejas com outros nomes tenham surgido.

Não vou me deter em explicar o movimento da reforma, mas é bom que saibamos que nunca foi a idéia de Martinh Lutero de criar outra Igreja.

Acontece que o movimento perdeu o controle e a massa que seguiu as idéias reformistas, criou uma revolução tão sem propósito que começou a destruir Igrejas, quebrar imagens, botar fogo em utensílios e objetos das sacristias, prender e matar padres e muitas outras coisas terríveis...

Sendo assim, foi-se paulatinamente criando uma cultura terrível e ignorante de que a igreja protestante, ou seja, reformada, teria que ser e parecer o mais distante possível do catolicismo romano.

Por isso, os seguimentos mais ferrenhos, começaram a chamar os sacerdotes de Pastores em vez de Padres, tiraram as vestimentas sacerdotais, os paramentos do altar, A CRUZ foi retirada das Igrejas, trocaram a hóstia e o vinho pelo pão e suco de uva e tantas outras coisas foram acontecendo.

Hoje em pleno século XXI, a maioria dos protestante, agora conhecidos como Evangélicos, são anti-católicos.

Não estou querendo sacrificá-los por isso, até porque precisamos entender que esta ação começou devido a reação da Igreja católica, chamada de Contra-Reforma. A Igreja lutou contra a reforma protestante e foi naquela época que instalou-se um estado de guerra entre evangélicos e católicos.

Ao meu ver, e acredito ser o pensamento da Igreja Episcopal. Muito disso é fruto de uma grande ignorância e desconhecimento da história.

Nós Episcopais entendemos que a Igreja Católica é uma Igreja Irmã, assim como A Batista, Presbiteriana, Luterana, Congregacional, Assembléia de Deus... São. Temos nossas divergências teológicas e eclesiológicas, alguns pensamentos e práticas bem diferentes, mas temos muitas coisas em comum também, uma vez que cremos que:

Aquilo que nos une é maior do que aquilo que nos separa!

Nossa vontade é que vivamos em paz, nos respeitando, convivendo entre si.

Talvez esse não seja o melhor exemplo, mas é o mais simples e fácil de entender.

Você que torce para o time A, não convive bem com pessoas que torcem pelo time B, C, D??? É mais ou menos assim...

Meu convite é que busquemos ser Díscipulos de Jeus Cristo e com isso levantemos a BANDEIRA do REINO de DEUS muito mais do que a bandeirola de nossas Igrejas.

PAz!





Um comentário:

  1. Ótimo texto reverendo! Grande contribuição p iluminar diferenças q só afastam as pessoas!

    ResponderExcluir